quinta-feira, 16 de abril de 2009

Revolução Havaiana



Muita gente me olha torto devido à minha incistencia em passear por todo lugar calçado nas minha Havaianas. O costume de se usar calçado tem origens bastante antigas, fora o fato de protegerem os pés de eventuais traumas e cortes, os chinelos protegiam os antigos de varias doenças espalhadas pelo chão de cidades como Roma, Paris, Londres , etc. Quanto mais protegesse os pés, melhor era o sapato _basta dar uma espiada nas botinhas dos reis e rainhas_ o que gerava um certo status de quem andava "bem calçado". E a porcaria desse costume continua até hoje, mesmo com a baixíssima probabilidade de contrair alguma coisa andando no cursinho, no shopping, ou numa pizzaria _ aliás, se o chão do lugar for imundo a esse ponto, a comida também deve ser preocupante . Quero reinvidicar agora o direito de usar minhas havaianas _ limpinhas _ em qualquer lugar sem ser importunado por isso.
Tem lugares que simplesmente não nos deixam entrar de sandália, como na antiga escola onde estudava e em alguns bares que conheço também. A questão é: não posso entrar porque não tenho status suficiente com a minha sandalinha ou seria porque eu corro o risco de ficar doente? Há quem diga que vai contra a moral, entrar num bar com os "pés desnudos", permitindo até mesmo o uso alguns modelos mais cobertos. No entanto não proíbem que entrem mulheres com decotes generosos , o que parece , pela mesmo lógica contra a moral. Quero que continuem entrando os decotes, e a minha Havaianas também, afinal, eu quero mostrar o pé.
Não me agrada a ideia de ,num país tropical como o nosso, confiná-los em tenis e meias. Em regiões mais frias, como a Europa e o EUA, os habitantes usam sapato por se sentirem mais confortáveis dessa forma, mas aqui não, é puro modismo de imitar a metrópole, desde de o tempo da colónia. Interessante notar também em muitos países de 1º mundo paga-se um bom dinheiro por um par de Havaianas, no entanto, no Brasil elas parecem pertencer a uma classe inferior de calçados.
Vamos copiar mais uma vez os costumes estrangeiros, e pegar uma parte útil dessa vez.Vamos viver no Brasil, conforme o Brasil foi feito para viver. Que mude-se essa moral esquizofrênica, que os sapatos fiquem cada vez mais restritos aos invernos, os tribunais. Vamos desaparecer com os sapatos de vez , que seja, deixemos nossos pés transpirarem livres, terem seu lugar ao sol.
Pés , Havaianas, uni-vos!

Nenhum comentário: